Pular para o conteúdo principal

Monitorando o Paciente: Capnometria e Capnografia

Capnometria é o modo não invasivo de monitorar a pressão parcial do end-tidal CO2  e é definido como mensuração e valor numérico do end-tidal CO2 (EtCO2). Capnografia é  a mensuração e a apresentação gráfica da PCO2 expirada vs tempo. CO2 exalado é reflexo da produção de CO2 (metabolismo), transporte e eliminação (ventilação).


Há várias técnicas de mensuração de CO2, sendo a mais utilizada é a absorção por infravermelho. A técnica consiste na análise de absorbância da amostra o qual se compara com uma amostra padrão já conhecida.


De acordo com o método de amostragem os aparelhos podem ser divididos em sidestream ou mainstream. Os monitores sidestream coletam amostras continuamente do circuito para uma célula de mensuração, já os monitores mainstream usam amostras diretamente do circuito, pois a célula de mensuração está entre o tubo endotraqueal e circuito ventilatório.

O capnograma normal apresenta 4 fases:

  • Fase I: representa o início da exalação, o qual o PCO2 permace quase zero enquanto o gás deixa o espaço anatômico morto pelas vis areas superiores.
  • Fase II: representa o inicio do traçado da curva, aumentando bruscamente, o qual significa a mistura do gás alveolar com o gás do espaço morto.
  • Fase III: o capnograma alcança o plateau representando o gás do espaço alveolar.
    • a) A porção mais alta e final da curva representa o PetCO2
    • b) A inclinação da fase III é determinada pela V/Q (ventilação/perfusão)
  • Fase IV: a curva declina abruptamente assim que se inicia a inspiração.  

Normalmente a EtCO2 é 2 - 5 mmHg menor do que a PCO2 (cão : 30-45 mmHg e gato: 28-35 mmHg). Aumentos dos níveis podem significar aumento da produção, depressão do sistema respiratório ou hipoventilação. Níveis abaixo do limite inferior geralmente está relacionado a hiperventilação ou aumento de espaço morto. Queda abrupta do EtCO2 pode significar disconecção do sistema  ventilatório, vazamento do sistema, tubo endotraqueal obstruído, hipotensão aguda, hiperventilação ou embolismo pulmonar maciço.

Ref.: Angel Rivera. Capnometry. Disponível em: http://www.animalemergencycenter.com/education.html

Comentários

  1. Olá Leandro, adorei o blog, apesar de não ter muito conhecimento nessa área veterinária, consigo ter uma noção do que um dia pode ocorrer com meus cachorros, informação nunca e demais!
    Parabéns e já está linkado no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monitorando o Paciente: Débito Urinário

A principal função dos rins é excretar produtos metabólicos e reabsorver água e eletrólitos vitais. O volume e o conteúdo da urina produzida é resultado da funcionamento dos néfrons, constituídos pelos glomérulos e túbulos renais. O volume da urina é dependente da taxa de filtração glomerular (TFG) e da habilidade dos túbulos renais reabsorverem sódio e água. Os fatores que controlam a TFG são: o tamanho da leito capilar glomerular, a permeabilidade dos capilares e os gradientes de pressão hidrostática e oncótica através das paredes dos capilares. Os fatores que comandam a função das células tubulares incluem: utilização de oxigênio, disponibilidade de glicose e a integridade dos sistemas enzimáticos celulares. Variações nesses fatores tem resultados prognósticos. Com a pressão arterial média abaixo de 60 mmHg, o gradiente de pressão hidrostática declina através dos leitos capilares glomerulares e a filtração glomerular quase para. Hipóxia grave prolongada pode causar disfunção ou mort

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST)

Abdominal Focused Assessment with Sonography for Trauma (AFAST) é uma avaliação ultrassonográfica do abdome, o qual utiliza-se 4 pontos de avaliação para pesquisa de líquido livre abdominal e podendo também, identificar líquido livre no saco pericárdico e espaço pleural. Esta técnica é desde a década de 90 considerado exame de primeira linha em vários algoritmos de trauma contuso e penetrante, sendo responsável pela quase eliminação da lavagem peritoneal diagnóstica (LPD) em muitos centros de trauma humano.  O FAST apresenta sensibilidade e especificidade semelhantes a tomografia computadorizada na detecção de líquido livre, além ser um exame de rápida execução (aproximadamente 3 minutos), pode ser realizado por não ultrassonografistas, não-invasivo, sem emissão de radiação, requer mínima contenção e pode ser realizado de maneira seriada. Como padrão para a realização da técnica, o animal deve estar em decúbito lateral direito e faz-se a pesquisa nos quatros pontos padronizad

Thoracic Focused Assessment with Sonography for Trauma (TFAST)

Fig.1 Ref.:JVECC 21(2):104-122.2011 Historicamente há uma relutância para o uso da ultrassonografia para a avaliação da cavidade torácica por acreditar que o ar é um obstáculo intransponível para a formação de imagens adequadas, mas diversos trabalhos vêm mostrando a sua importância principalmente na emergência e na medicina intensiva. O exame TFAST originalmente constituía-se de 4 posições: janela torácica ( chest tube site - CTS) direita e esquerda para identificação de pneumotórax (PTX) e, a janela pericárdica ( pericardial site - PCS) direita e esquerda para identificação de efusão e estimar preenchimento ventricular. O TFAST pode ser realizado tanto em decúbito esternal quanto em decúbito lateral (fig. 1). Atualmente Lisciandro ( JVECC 21(2):104-122.2011 ) usa no exame de TFAST a janela DH do AFAST , pois vários trabalhos na medicina humana vêm demostrando o aumento da especificidade e sensibilidade na detecção de efusões pleurais e pericárdicas quando esta visão é adic